18 Coisas Que Todo Estagiário Deveria Saber (Inclusive O Seu)
Fechamos mais uma semana de caos no mercado, com uma sequência histórica de 13 dias seguidos de Ibovespa em queda. Uma sequência que só não foi pior porque sexta-feira o Ibov fechou positivo para a alegria geral da nação Condadense, que já estava apelando até para os santos mais desconhecidos e mandingas mais estranhas em nome de dias com retorno positivo.
Coincidentemente, na sexta-feira em que a sequência negativa histórica foi interrompida, comemoramos o Dia do Estagiário: 18 de agosto, dia de celebrar a existência da categoria que o que falta de experiência sobra de disposição, vontade de aprender e também uma capacidade de fazer cagadas e nos proporcionar histórias memoráveis.
Penso nisso tudo, fizemos uma lista com as coisas que gostaríamos que os estagiários soubessem (e também algum efetivos, porque tem pessoas que comemoram anos de vida mas param no tempo em termos de amadurecimento). Uma lista para aqueles que estão chegando agora no mercado de trabalho e ainda sabem pouco sobre o teatro que é o mundo corporativo, uma contribuição na tentativa de acelerar o desenvolvimento dos nossos pupilos e fazê-los mais ligados na dinâmica corporativa.
Se você já passou da idade de ser estagiário, fique à vontade para nos enviar suas contribuições pessoais (e também compartilhar esse artigo com suas crianças).
Esqueça os seriados e filmes: sua rotina de estagiário no mercado financeiro será pouco glamurosa. É aquele ditado, não dá pra chegar e sentar na janelinha. No começo você vai fazer as tarefas mais chatas e operacionais, acostume-se.
Faça perguntas, mas certifique-se de checar o Google e o ChatGPT antes. É esperado que estagiários perguntem, as pessoas não esperam que você tenha nascido sabendo tudo. Mas saiba como fazê-las: reúna suas perguntas ao invés de fazer perguntas “pingadas” e sempre pergunte se é um bom momento para perguntas. Além disso, certifique-se de não fazer uma pergunta que já fez anteriormente e já te responderam.
TENHA UM CADERNO E ANOTE TUDO. Letras garrafais para enfatizar a importância de um caderno/bloco de notas: anote todas as suas dúvidas e também as respostas a elas, além de anotar detalhes das rotinas e processos. (Tenho um caderno de anotações da época de estágio que uso no trabalho até hoje).
Sem agenda e planejamento você estará operando abaixo do seu potencial e pode até perder o estágio. Por definição, estagiários conciliam estágio com faculdade, e na correria da rotina, para dar conta do trabalho, acabam deixando a faculdade de lado. Por mais chatas e desinteressantes que sejam as aulas, isso é um erro: uma DP pode atrasar sua formatura e até travar seu estágio. Organize-se para cumprir suas obrigações profissionais e acadêmicas: coloque todas as obrigações numa agenda (Google Calendar e Outlook são boas alternativas por enviarem avisos de prazos), além de travar slots de tempo que dedica à faculdade e ao estágio e ver quais são os horários livres para realizar suas tarefas e atividades pessoais.
Um estágio é um processo seletivo silencioso. Veja bem, você não é um funcionário efetivo da empresa: ao final dos dois anos de estágio, a empresa pode simplesmente optar por não te efetivar. Por isso, além de mandar bem nas suas tarefas, seja ligeiro e transparente sobre seus objetivos: vá comunicando com seus chefes seus interesses e peça ajuda para chegar onde deseja. Às vezes você pode querer muito uma vaga no time, mas não tem headcount; mesmo assim, seus chefes podem te ajudar a descolar uma vaga em outra área que tem vaga ou te indicar para uma vaga em outra empresa.
Networking, networking, networking. Pelo exemplo do item anterior, você já deve ter entendido a importância de ter uma rede de contatos profissionais. Fazer networking é algo que sempre deve ser reforçado pois é um item de sobrevivência na selva corporativa: estreite sua relação com as pessoas do seu trabalho, tanto do seu time quanto de outras áreas, se possível. Mas faça sem ser pedante: procure genuinamente entender das pessoas e do trabalho delas, não fale apenas de você. Além disso, networking não se refere apenas às pessoas do seu trabalho: seus colegas de faculdade vão desempenhar um papel fundamental na sua carreira futuramente, acredite.
Mantenha-se profissional, não importa o quanto a cultura seja despojada. Mesmo que você ame seu trabalho, se dê bem com os chefes e colegas estagiários e a empresa te faça sentir “em casa”, lembre-se de que você é um estagiário, esta é a carreira em tempo integral dos seus chefes e uma empresa é uma empresa. Não importa o quão tentador seja trocar histórias da última cervejada ou falar mal de um colega de trabalho ou chefe de quem não gosta, evite falar coisas que possam ser usadas contra sua imagem profissional. Também evite temas polêmicos: play safe, apenas sorria e volte a trabalhar.
Não seja a pessoa que carrega uma nuvenzinha preta em cima da cabeça nem seja braço curto. Ninguém gosta de gente pessimista, que vê dificuldade em tudo ou que faz corpo mole. Você está no mundo de adultos, e aqui a gente simplesmente engole a insatisfação e vai fazer o que tem que ser feito, não importa o que aconteça.
Lute contra a Síndrome do Impostor: se você tá na vaga, é porque te escolheram e você é bom. Evite se comparar aos outros e foque em fazer o melhor trabalho possível, sempre pedindo ajuda quando necessário (lembre-se do item 2). O mundo corporativo é um grande teatro, aprenda a encenar.
Por falar em ajuda: existe uma curva de aprendizado, e antes de você ser bom em algo, você vai ser ruim nisso. Mas procure acelerar esse processo: faça perguntas, anote tudo, preste atenção e não faça corpo mole até dominar sua rotina.
Estagiários têm licença para errar, mas essa licença não é infinita. Se percebeu que cometeu, seja rápido em consertar (e ninguém vai precisar saber disso); se não percebeu e alguém apontou o erro, admita o erro e prontamente se disponha a corrigir e a entender o que fez de errado.
Sua responsabilidade número um é fazer seu chefe parecer bom. Não é o chefe do chefe que você tem que impressionar, é seu chefe direto. E seu chefe direto tem as atividades e rotinas, e o esperado é que seu trabalho o auxilie. Seu chefe também leva esporro do chefe dele e tem inseguranças quanto ao trabalho e aos colegas; seu trabalho é reduzir essa insegurança e facilitar a vida dele. Ao facilitar a vida ele, estará facilitando em muito a SUA vida.
Imagem importa, vista-se profissionalmente. Camiseta debaixo da camisa para evitar as pizzas ou o botão muito apertado; evitar decotes e roupas justas; roupas puídas ou mal-passadas… A lista aqui é grande, na dúvida observe como as pessoas do local se vestem e vista-se de modo parecido. Além de passar uma imagem mais profissional, você se sentirá mais confiante. Se você se sentir confiante, seu trabalho e atitude irão demonstrar isso e seus colegas de trabalho também vão perceber.
Seja pontual, pelo amor de Deus. É do seu interesse aparecer todos os dias, pontualmente (ou até antes), disposto e pronto para trabalhar até a hora de voltar para casa.
Domine as habilidades técnicas e suas rotinas. Se te derem uma planilha para rodar rotina, entenda o que é feito e como é feito. Isso vai te dar um aprendizado e uma vantagem absurda: provavelmente, chegará um momento em que você será a pessoa do time que mais vai saber sobre a rotina, e se souber usar desse conhecimento, isso será seu ticket para a efetivação. PS: Português é uma habilidade técnica (muito mais importante que Inglês fluente rs).
Entenda onde você se insere no que a empresa faz: esse relatório que você roda serve para quê? Como sua área se insere dentro do negócio da empresa? Se não souber responder, não tenha medo de perguntar (são boas perguntas). Entender o funcionamento do negócio e o seu papel dentro disso vai te dar uma visão ampla da sua área e do seu cargo, o que além de aumentar sua motivação, também vão te dar uma visão estratégica do seu trabalho (o que pode ser útil quando for pleitear a efetivação).
Trabalhe com a cabeça de quem tem um cargo efetivo na empresa. Falando em efetivação, se você quer aumentar substancialmente suas chances, passe a levar suas tarefas com a responsabilidade e a visão de um efetivo e veja como isso é mágico.
Todo mundo quer que você tenha sucesso. No final do dia, o estagiário é a ponta mais fraca da cadeia alimentar corporativa e todo mundo que te ver evoluindo e se dando bem. É esperado que você erre e todos estão dispostos a ajudar, mas também é esperado que aprenda com os erros e evolua. Da mesma forma, é quase impossível que alguém te diga não ao solicitar ajuda: tire vantagem disso e aproveite o processo. Da efetivação pra cima, esse privilégio acaba e você deixará de ser café-com-leite e a jogar o jogo no modo treino
O Banco Central do Brasil Dando Aulas
E o Banco Central do Brasil não cansa de ser pioneiro em inovações no mundo e lançou o DREX, que é a representação digital das nossas notas e moedinhas, basicamente.
O objetivo da moeda digital, segundo o BCB, é democratizar o acesso a serviços financeiros, como crédito, investimentos e seguros, além de apresentar uma proposta que garante mais segurança e privacidade nas operações.
Para isso, utilizou a tecnologia blockchain pare desenvolver a moeda digital do Brasil, que ainda está em fase de testes.
Quem participou desse projeto do Banco Central foram os nossos parceiros da Foxbit, que são pioneiros e referência nos serviços de blockchain no Brasil e oferecem diversos serviços B2B em rede blockchain, para aumentar a eficiência dos negócios.
Tem, por exemplo, o Foxbit Pay, que é um jeito mais barato, rápido e confiável de pagar e receber pagamentos digitais. Permite que empresas e lojas on-line possam receber seus pagamentos em criptomoedas, seja em bitcoins ou em qualquer uma das mais de 78 moedas listadas na exchange da Foxbit. Acesse o site da Foxbit e aprenda mais.