8 Tipos de Faria Limers
A cada semana, o número de leitores desta encíclica condadense cresce e, com eles, algumas dúvidas vêm à tona novamente. Uma das principais — se não a principal — é sobre essa figura ímpar que carinhosamente apelidados de Faria Limer: O que são? Onde vivem? Do que se alimentam? Existem divisões morfológicas entre eles? Ou seja, existem subespécies?
Na verdade, não existe um tipo definido de Faria Limer, existem uma gama de variações desta figura pitoresca. Front ou back office, Península ou Condado, Renda Variável ou Renda Fixa, características físicas... nada disso define seu tipo de Faria Limer. Faria Limer é um estado de espírito, e hoje vamos mostrar todos eles:
#1 Faria Lima Raiz
A origem de tudo, o pai ou a mãe de toda a linhagem dos Faria Limers. Enfrentou muito esporro dos chefes, aguentou muitos trotes enquanto era estagiário e criou casca para hoje saber se virar em qualquer situação deste país estável e tranquilo (sqn). Desconhece a palavra burnout, feedback e tech. Foi criado na época de juros e inflação de dois dígitos.
Café da manhã na padaria (pingado e pão na chapa), almoço no PF mais barato da região (com direito a roupa cheirando a óleo de chapa se o PF foi da padoca), busão para chegar na firma e, principalmente, o pau pra toda obra quando o time precisa. Não há temperatura do escritório ou arquivo bugado que impeçam essa figura admirável de atingir seu objetivo e de ajudar o time no alcance das metas.
#2 Faria Lima Nutella
Este tipo, por outro lado, só começa a trabalhar a partir das 9 da manhã, depois de ter tomado seu kombucha, pão fermentado com leveduras das cavernas dos Pirineus franceses e ter postado sua foto meditando nas redes sociais. Café só se for Nespresso, e água perrier só com gás e limão espremido.
O trabalho não é um meio para o Faria Limer Nutella, é um fim por si só. Por isso mesmo, as condições de trabalho têm que ser as ideias: temperatura do ar condicionado rigorosamente nos 24 graus, cadeira e demais móveis de trabalho conforme as definições do ISO9000.
Não realiza os trabalhos que considera “braçais” e quando os faz já logo em seguida agenda uma reunião com o RH da firma para reclamar do ambiente tóxico de trabalho e precisa repensar qual é o propósito nele na empresa..
Seus hobbies favoritos incluem fumar pendrive e ir de Uber dar uma corrida no Parque do Povo.
Esse é aquele que mais gostamos, pois é a nossa oportunidade de promover uma educação darwiniana que ele não recebeu na vida. Uma oportunidade em transformá-lo em gente.
#3 Faria Lima da Península
Um tipo que tem diminuído ao longo do tempo, desde a quebra da BVRJ e com a diáspora para terras paulistas. Facilmente reconhecível pelo sotaque e pela insistência em afirmar como o Rio é superior a todos os demais lugares do Brasil, como dizem "trabalho em São Paulo, mas moro no Rio de Janeiro".
Costumam não ter problemas para chegar cedo no morning call porque antes do trabalho já correram na orla, malharam e/ou pegaram uma onda. Por outro lado, especialmente nos períodos de horário de verão, não espere os encontrar no escritório depois do fechamento do mercado: o futevôlei é onde se extravasa todas as angústias de vida e do trabalho. Adoram operar mercado de opções e raramente concordam com você em uma conversa, seguindo à risca o jeito marrento de uma carioca. Tente suportar o sotaque e falhe miseravelmente.
#4 Faria Lima que não mora no Condado nem Península
Há ainda um tipo quase Quixotesco: o Faria Limer fora do eixo Condado-Península. Uma espécie valente e de características louváveis: afinal, como justificar para a família e os amigos a carga de trabalho tão alta em um ambiente que costuma funcionar no 9-5? Como usar e coletinho sem as pessoas ao seu redor perceberem o valor da armadura deste guerreiro moderno?
Embora longe do Condado, essa figura não mede esforços para se atualizar e trabalha arduamente para fazer um bom trabalho. Cheers!
#5 Faria Limer da Potato Square
Vulgarmente conhecido como coxipster (coxinha + hipster), geograficamente localizados na região do triângulo Potato Square-Baixo Pinheiros-Vila Madalena, esta é uma figura ímpar: gosta de se mostrar ao mundo como o é anti-Faria Limer, mas costuma frequentar lugares tão caros quanto os próprios Faria Limers Nutella e mantém um padrão de vida muito semelhante: não tem água com gás e limão espremido, mas tem uma IPA artesanal de 50 realezas; foge do esteriótipo de ambicioso dos Faria Limers, mas tem a linha completa dos produtos Apple e uma coleção de sneakers caros e de estilo duvidoso.
Costuma trabalhar em startups — na maioria das vezes, em fintechs, comprovando a nossa tese — que tem mil e uma formas de entretenimento (como: cama-elástica, puffs coloridos, redes de descanso e até videogames), afirma que preza pelo bem estar dos colaboradores e até incentiva o descanso durante a jornada de trabalho, mas todos sabemos que na hora do bônus, os colaboradores que ficam jogando videogame ou tiram uma sonequinha pós-almoço nos puffs são prejudicados.
#6 Faria Lima hater
Este tipo é quase um parente do tipo anterior: gosta de se mostrar crítico ao estilo de vida e critica a ambição dos jovens Faria Limers raízes e a qualquer oportunidade de comprovar sua teoria de que o Mercado é malvadão, está lá nas páginas de mercado de memes de mercado para criticar a tudo e a todos.
Geralmente não trabalham em profissões de negócios, daí inclusive muito da aversão ao Mercado. Porém, sabemos que, bem no íntimo, essa figura tem sonhos com o estilo de vida Faria Limer. Nada que um bom AAI paciente e honesto para mostrar a este tipo que o Mercado é apenas um alocador intertemporal de poupanças, que permite a liberdade financeira e realização de sonhos.
#7 Faria Limer de coletinho branco
O Condado é próximo de grandes e importantes faculdades de saúde e conta com hospitais de referência no país e até internacionalmente. Depois de observarmos bem de perto a rotina destes profissionais, percebemos que embora este tipo que não trabalhe diretamente com business, tenha pouca experiência com excel e power point, nem por isso deixa de preencher todos os requisitos de um Faria Limer raiz. Já durante a faculdade, a rotina de residência muito se parece com a rotina de um banker de IB, e demonstram o rigor profissional de um Faria Limer raiz.
#8 Agro Limer
Esse é um tipo bem peculiar, formado por aqueles que trabalham direta ou indiretamente com o agronegócio — o setor que mais cresceu no país nas últimas décadas e que salvou a atividade econômica de não ir pro buraco nos últimos trimestres. A roça é tech, a roça é Faria Limer.
Esse grupo também usa colete, mas no combo vem o boné da John Deere, camisa xadrez, calça jeans suja e botina sujas de terra. Carros esportivos que nada, o Agro Limer curte é uma Dodge RAM, pra poder usar no asfalto ou nas mais íngremes estradas dos rincões adentro desse Brasilzão.
Mas não é porque está longe que está isolado: para o Agro Limer, é m olho na previsão do tempo, outro no mercado futuro de grãos e boi gordo!
Depois de todos os subtipos dessa estranha figura, só nos resta afirmar uma coisa: Faria Limer é um estado de espírito.