Que ano, meus amigos e amigas, que ano! Muito barulho aqui dentro e lá fora, muita incerteza e volatilidade (muito mais ainda por vir… rs) e mesmo assim deu pra seguir firme no propósito de semanalmente entreter e informar os leitores dessa encíclica condadense.
Foram exatas 50 Cartas do Condado, contando com essa que os caros leitores estão lendo. Cobrimos temas que vão desde tecnologia e política até temas mais densos de finanças e economia, sempre tentando levar conteúdos densos de forma leve, informativa e com uma dose de humor.
Por isso mesmo – e também pensando nos leitores que chegaram há pouco nessa comunidade que, felizmente, cresce a cada dia – fizemos uma seleção de alguns dos trechos que foram melhor recebidos pelo nosso público ou que gostamos pelo seu teor informativo ou cômico. Uma forma de relembrar e sedimentar conhecimento entre nossa base de leitores. Vamos a elas:
Carta de 26/fevereiro/2022: “20+2 Paradoxos Que São Verdadeiros”
17. Quanto mais opções você tiver, menos satisfeito ficará com cada uma delas. O velho “paradoxo da escolha”. Pesquisas mostram que, quando nos são apresentadas mais opções, ficamos menos satisfeitos com qualquer uma em particular. A teoria é que quando temos tantas opções, temos maiores custos de oportunidade para selecionar cada uma em particular; portanto, estamos menos felizes com nossa decisão.
Carta de 12/março/2022: “O Cartel Mais Poderoso do Mundo”
Com o preço do petróleo mais caro, não são só os combustíveis que sobem, mas há uma tendência generalizada de subida nos preços. Isso porque aumenta o custo do transporte, que aumenta o preço dos bens finais, além do aumento do preço dos derivados de petróleo que são insumo na produção de vários bens finais (como, por exemplo, o plástico, fertilizantes e materiais sintéticos). Um cenário nada agradável, ainda mais se pensarmos que estamos sofrendo os efeitos da quebra na cadeia de produção global devido à pandemia.
Carta de 08/abril/2022: “10 Tecnologias Que Mudaram o Mercado”
10 - Blockchain: Forma de armazenamento e compartilhamento de informação criptografada e descentralizada e que utiliza próprios usuários como agentes para validação de operações de sua rede, blockchain é a tecnologia que permitiu a criação de criptomoedas como o Bitcoin e o Ethereum, mas vai muito além disso: pode ser utilizada para transações financeira, validação de documentos, comercialização de mídias digitais ou até mesmo para outros fins como o lazer e jogos. O diferencial, aqui, é a segurança e a agilidade na transferência de dados. Por isso, é importante se informar e trabalhar com quem entende do assunto. O grupo Foxbitcoin, além de ter uma das maiores exchanges de criptos do mundo, é pioneira em soluções empresariais como cripto as a service, tokenização de ativos reais e serviços de pagamentos. Oportunidade para seu negócio entrar nesse mundo 3.0. Listamos esse item porque o blockchain, como uma forma de tecnologia de contabilidade distribuída, tem o potencial de transformar o setor financeiro trazendo custos mais baixos, execução mais rápida de transações, maior transparência, auditabilidade das operações e outros benefícios. Ficar de olho nos próximos passos da indústria.
Carta de 07/maio/2022: “5 Coisas Para Saber Sobre Investir”
“Eu defino risco como a incerteza sobre o consumo ao longo da vida. As pessoas investem porque querem usar sua riqueza no futuro. Alguns podem planejar gastar todo o dinheiro consigo mesmos em coisas como comida, abrigo, viagens, recreação e assistência médica. Outros podem planejar gastar parte de sua riqueza em doações de caridade ou presentes e legados para seus filhos. Minha definição de consumo vitalício inclui todos esses e quaisquer outros usos antecipados da riqueza. Os investidores gostam de um alto retorno esperado porque aumenta a riqueza esperada que estará disponível para gastar ou doar. E tudo o mais igual, investidores avessos ao risco preferem menos incerteza sobre sua riqueza futura.”
Carta de 06/junho/2022: “O Mundo Está Se Tornando Um Grande Brasil”
As soluções nunca são fáceis. Não por acaso, em geral, inflação é um pesadelo. Parece que o mundo está se tornando um grande Brasil, a potência inflacionista mundial, especialista em hiperinflações. Logo menos, veremos influencers brasileiros ensinando os gringos dicas para enfrentar inflação: “como colocar água no shampoo e fazer render em dobro”, “aprenda a colocar prego no seu chinelo que arrebentou”, e por aí vai. O brasileiro é especialista mundial em gambiarras e o mundo tem muito a aprender com a gente.
“Os deuses nos invejam. Eles nos invejam porque somos mortais, porque qualquer momento pode ser o nosso último” – Citação do filme Tróia (2004, na Carta do Condado #106 de 19/2/22), uma boa reflexão de final de ano.
Carta de 24/julho/2022: “Um Ativo Valioso No Mercado”
Quando duas pessoas acreditam em coisas opostas, é provável que uma delas esteja errada. Vale a pena descobrir se esse alguém é você. É por isso que acredito que você deve apreciar e desenvolver a arte do desacordo ponderado. Em desacordo ponderado, seu objetivo não é convencer a outra parte de que você está certo - é descobrir qual visão é verdadeira e decidir o que fazer a respeito. Em desacordo ponderado, ambas as partes são motivadas pelo medo genuíno de perder perspectivas importantes. Trocas em que você realmente vê o que a outra pessoa está vendo e ela realmente vê o que você está vendo – com seus “eus de nível superior” tentando chegar à verdade – são imensamente úteis e uma fonte gigante de potencial inexplorado.
Carta de 04/setembro/2022: “Jorge Ben Sempre Esteve Certo”
Sim, isso mesmo: o mundo como vivemos hoje não seria possível se não tivéssemos inventado/descoberto fontes de energia baratas, que permitiram não só levar aquecimento para as casas, energia para eletrodomésticos essenciais ao dia a dia como também energia para carregar seu smartphone que você não vive sem e também as caldeiras das usinas siderúrgicas que produzem o aço desses eletrodomésticos “essenciais”. Talvez você só sinta a importância da energia quanto está com o celular desligado e não acha onde carregá-lo. Coisas tão banais que chegamos a esquecer a importância, não é mesmo?
Carta de 16/outubro/2022: “Sabedoria Popular”
“Compre Dólar”: pensei melhor. Ao invés de espalhar placas escritas com “Tenha uma reserva de emergência”, precisamos de “Tenha uma reserva de emergência E compre dólar”.
“i” é importante, mas ‘n’ e ‘PMT’ são muito mais”: essa daqui foi boa. Tão ou mais importante do que olhar o retorno de um investimento, são a frequência e o valor dos aportes. A boa notícia: com um n grande e um i razoável, mesmo o PMT sendo pequeno, o FV pode ser gigantesco!
Carta de 23/outubro/2022: “Ninguém Quer Ficar Rico Devagar”
[...] uma boa gestão de ativos não é que nem Hollywood retrata nos filmes, ambiente frenético com decisões tomadas em frações de segundos. Pelo contrário: a rotina ideal de investimentos é uma rotina “chata”, com poucas e bem pensadas decisões. Warren Buffett, por exemplo, explica que, na maioria dos dias, ele apenas fica sentado em seu escritório e lê o dia todo.
Carta de 26/novembro/2022: “Occam, Keynes e Bogle”
Sir William de Occam foi um frade franciscano inglês do século XIV e filósofo escolástico cuja “navalha”, ou lei da parcimônia, postulava que “a solução mais simples para um problema é a solução com maior probabilidade de ser correta e que os problemas não devem ser mais complicados. do que o necessário.” De uma forma bem simples e aplicando esse conceito aos mercados, o que Bogle fez foi, ao invés de tentar bater o mercado ao fazer stock-picking (além do market-timing…), preferiu vender aos seus clientes fundos de índices, que replicaram a composição de índices como o Dow Jones. Simples, não? E era mesmo. E barato.
2022 teve de tudo, como vocês podem perceber; e para 2023 esperamos que tenha mais ainda! Por isso mesmo, anotem na agenda: nas próximas duas semanas, não teremos a Carta do Condado. Um descanso necessário depois de um ano maluco e um respiro para tomar fôlego para mais loucura ainda que deve estar por vir em 2023. Sugerimos que façam o mesmo: descansem, aproveitem a família e os amigos, e tomem fôlego para entrar 2023 com energia restaurada.
Feliz Natal e um próspero Ano Novo!
Faria Lima Elevator.
Perfeito, passei a ler da metade do ano pra frente. Parabéns.