Ata, entendi - Condado View
Legenda: Esta é a sua carta semanal para atualizar o cenário de mercado. O objetivo é que você pelo menos fique um pouco mais informado ou tenha o que comentar na mesa do almoço
EUA - Mar calmo não faz bom marinheiro
Vimos certa "tranquilidade" no mercado americano essa semana - pelo menos até quarta-feira (22). O culpado pelo bom humor foi principalmente a agenda econômica mais fraca – afinal, o que os olhos não veem, o coração não sente.
O pessoal se animou tanto que o VIX das bolsas americanas, que mede a expectativa de volatilidade, bateu as mínimas desde 2019 - antes da pandemia.
A ata do FED divulgada na quarta-feira (22) veio mudar um pouco esse marasmo. Trouxe mais clareza sobre o que realmente se passa na cabeça dos diretores, além do nosso estimado Powell. No início do mês, Powell minimizou a necessidade de subir os juros, mas a ata revelou que muitos diretores estão cheios de dúvidas sobre a eficácia da política monetária atual e estariam mais dispostos a apertar ainda mais. A cereja do bolo foi deixar no ar quantos desses diretores realmente pensam assim. Transparência, pero no mucho.
Em declarações dois grandes nomes, Rafael Bostic, presidente do FED de Atlanta, e Christopher Waller, diretor do FED, antes da divulgação da ata, reiteram a importância de continuar vendo melhora na inflação antes de pensar em cortes na taxa de juros. Um breve aviso para quem já estava comemorando o corte após o primeiro indício de melhora na inflação. Segura essa champanhe aí.
E a Nvidia conseguiu impressionar o mercado mais uma vez - e olha que as expectativas já eram bem altas. O lucro da empresa deu um salto de 628% no primeiro trimestre, atingindo modestos US$14,88 bilhões. Uma das questões que desafia a empresa é um problema que todas gostariam de ter: eles têm mais clientes batendo à porta do que conseguem atender. No dia seguinte à divulgação (23) as ações chegaram a bater mais 10% de ganhos. Ser o vendedor das "pás" na corrida tecnológica do século parece estar funcionando muito bem obrigado.
Brasil - Déficit misterioso
Por aqui não estamos conseguindo aproveitar do mesmo otimismo das bolsas americanas no início da semana.
O principal motivo é que é difícil o Ibovespa sustentar altas quando a Petrobras tá puxando a corda para o outro lado. As suspeitas de que a nova gestão da petroleira pode ir por uma vertente de usar a empresa em favor do governo em detrimento dos outros acionistas é o principal motivo para o desânimo nos papeis da empresa.
Se existem problemas para o governo federal, a arrecadação está longe de ser um deles. No mês de abril batemos recorde com o maior valor para o mês em 30 anos, em R$228,9 bilhões. O que está acontecendo para contribuir com os nossos resultados deficitários então?
Fonte: G1
Mundo - China teve o que comemorar
Saíram os principais dados da indústria chinesa referentes a abril. A indústria confirmou aquelas expectativas de dados mais fortes, mas o varejo e os investimentos em ativos fixos vieram piores.
As vendas no varejo aumentaram 2,3% em abril, abaixo do crescimento de 3,1% registrado em março, enquanto o mercado esperava um aumento de 4,0%. Já o investimento em ativos fixos aumentou 4,2% entre janeiro e abril, novamente abaixo dos 4,7% esperados pelos economistas. A notícia boa veio da produção industrial de abril, que cresceu 6,7% no ano, acima dos 5,5% esperados pelo mercado.
Além da fraqueza do setor imobiliário que é a âncora para o crescimento Chinês a um tempo, esses outros indicadores não estão ajudando, a grande pergunta é: será que só com o avanço da indústria a China consegue atingir a meta de crescimento de 5%?
O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, morreu em um acidente de helicóptero e crescem os temores sobre como ficaria a política de preços de petróleo do país. Hoje o controle da política de preços do Irã é do líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei. Vimos certa oscilação na segunda - feira (20), após o anúncio da morte do presidente, mas a retomada da produção em uma refinaria russa deu uma amortecida nos movimentos. No fim das contas, o petróleo WTI para julho fechou em queda de 0,35% e o Brent para julho caiu 0,32% segunda (20).
Outro fator para ficar de olho em relação ao petróleo é em relação a demanda que pode dar chacoalhada durante a driving season, agora no período de férias americano. Mas, de qualquer forma, se os mercados físicos de petróleo continuarem abastecidos, a Opep, em sua próxima reunião em junho, deve estender os cortes de oferta - aguardemos.
Dados de mercado
Fonte: dados do Yahoo Finance. Afinal, na FLAM, o estagiário precisa ser graduado para ter acesso ao terminal da Bloomberg.
Frase do dia
"O único homem que nunca comete erros é aquele que nunca faz nada." — Theodore Roosevelt.
Curiosidade da semana
O Monte Everest não é a montanha mais alta da Terra . Mauna Kea e Mauna Loa no Havaí, os vulcões gêmeos, são mais altos que o Monte Everest devido a 4,2 km de suas alturas estarem submersos. Os vulcões gêmeos medem impressionantes 10,2 km no total, em comparação com os insignificantes 4,6 km do Everest.