Esta é a sua carta semanal para atualizar o cenário de mercado. O objetivo é que você pelo menos fique um pouco mais informado ou tenha o que comentar na mesa de almoço.
China - indo para a pancadaria das restrições
A China está sendo entubada desde o ano passado, com os EUA restringindo o acesso às tecnologias de micro chip e semicondutores, enquanto a Europa entrou nesse barco nesses últimos meses. Como retalhação, o pessoal da Ásia resolveu quase que fechar o mercado para algumas metálicas relevantes nessa indústria, deixando a situação igualmente complicada para todo mundo. No final, todo mundo ficou pior do que antes e ninguém está feliz. Agora a turma toda vai prestar atenção se o governo vai abrir o caixa nos próximos dias, com a reunião do Politburo e eventualmente salvar o segundo semestre. Todos os dados mostrando que a economia está patinando nessa virada de trimestre e semestre e que até agora a valorização de alguns ativos, tipo commodities metálicas, ocorrem em função de uma esperança muito grande de um dedo no gatilho fiscal de forma mais proeminente.
EUA - Pode acelerar o tempo para setembro?
Estamos vivendo aquela parte chata da vida entre julho e setembro, quando o mercado está tentando entender se o Fed vai subir juros no final do trimestre ou não. O Fed está avisando por todos os meios possíveis (comunicado, discurso, ata, etc) e o mercado segue teimando em acreditar na própria ilusão, em que o Fed irá começar a cortar juros virando a esquina e todo mundo será feliz ao mesmo tempo: a economia vai desacelerar na medida certa, mas sem recessão e sem desemprego; a inflação vai desacelerar perfeitamente para a meta e tudo isso abrindo espaço para um volume grande de cortes, terminando o próximo ano abaixo de 4%. Só tem uma eleição no meio e uma guerra acontecendo. Pode acontecer? Sim, mas é melhor olhar a probabilidade.
Brasil - Tudo dando certo, até dar errado
No Brasil, as coisas estão todas dando certo ao mesmo tempo, e não serei eu que ficarei na frente de fluxo e de narrativa. Essa é uma festa que, diferente das outras em que você deveria ficar perto da saída de emergência, talvez dê espaço para ir mais para o meio da pista e até arriscar alguns passos. Os juros futuros já caíram e a Selic ainda vai começar a cair. O arcabouço fiscal já foi aprovado e a reforma tributária já vai sair do forno. A meta de inflação foi mantida e o ruído econômico institucional diminuiu. A economia está forte, a inflação desacelerando e o câmbio apreciou. O fluxo começou a aparecer e os ativos estão se valorizando. E, mais importante que tudo, o Palmeiras está perdendo. Dessa forma, podemos entrar num ciclo virtuoso um pouco mais duradouro, caso o cenário externo não resolva atrapalhar. O bull market começou e você já pode entrar, eu serei o seu guia.
Frase da semana
Amigo é o sujeito com quem você conversa sem olhar o relógio.
Ulysses Guimarães, político.
Curiosidade da Semana
Quando e por que foi instituída a jornada diária de trabalho remunerada?
Até o início do século XX, os empregadores eram os únicos a ditar regras nas relações de trabalho. O crescimento das atividades produtivas, contudo, convergia para uma legislação que impusesse limites à exploração dos empregados. No ano de 1932, no governo de Getúlio Vargas, um decreto estabeleceu a jornada diária remunerada de oito horas.