Descubra Qual Sua Personalidade de Investidor
Sejam bem-vindos à encíclica do Condado, a newsletter mais esperada dos Faria Limers!
Depois de tantas edições e de um público que cresceu vertiginosamente, temos agora um pool de leitores muito variado: desde aqueles que chegaram por curiosidade àqueles que trabalham com investimento no dia-à-dia e até os que administram o dinheiro dos outros!
Pensando nisso, montamos um guia definitivo para identificar qual sua personalidade ao investir, a forma como você se comporta quando está investindo – que já adiantamos, pode ser bem diferente daquele teste padrão de perfil de risco que todo banco e corretora fazem quando o cliente começa a investir..
Nosso questionário foi feito pelos mais especializados analistas quantitativos da FLAM – estavam com saudades dela? –, um time altamente capacitado e com analistas que têm pelo menos uma certificação internacional e desenvolvem seus modelos na FLAM-Lab®, um laboratório de ideias e pesquisa que busca incessantemente por novas técnicas de investimentos.
Após horas de prototipagem, raspagem de dados, testes estatísticos e revisões bibliográficas dos mais diversos testes comportamentais (incluindo: DISC, MBTI, signos do zodíaco e 4 temperamentos de Hipócrates), nossos analistas elaboraram um questionário com 6 perguntas, capaz de identificar qual a sua personalidade dentre as quatro personalidades de investidor.
Tá achando que é zueira? Nada disso: na verdade, a teoria das quatro personalidades de investidores foi popularizada pela Morningstar, a gigante global de serviços financeiros, e os resultados são baseados no que os planejadores financeiros apontam como ideal a cada tipo de investidor. Porém, se mais delongas, vamos ao teste:
Pergunta 01. Para você, mercado financeiro é:
Um jogo de cassino na maioria das vezes, por isso prefiro renda fixa. [1 ponto]
Uma oportunidade de fazer render o dinheiro, mas precisa ter cautela e ver o que os outros estão falando e fazendo. [2pts]
Oportunidade de ganhos altos mas com o pedágio do risco. [4pts]
Uma ferramenta que transferência dos impacientes para os pacientes. [3pts]
Pergunta 02. Você se considera uma pessoa:
Cautelosa. [1 ponto]
Ambiciosa. [4pts]
Aventureira. [3pts]
Mente-aberta. [2pts]
Pergunta 03. Qual sua tolerância ao risco?
Não sei. [2pts]
Baixa, tenho muito medo de perder meu dinheiro. [1 ponto]
Estou disposto a correr riscos controlados. [3pts]
Risco faz parte do jogo e por isso estou disposto a correr se isso me permitir um ganho relevante. [4pts]
Pergunta 04. Como você decide no que investir?
Não fico inventando moda, procuro investimentos para proteger meu poder de compra. Se tiver um ganho adicional, beleza, mas não é meu objetivo principal. [1 ponto]
Analiso as notícias e os relatórios das empresas e vejo se tem algum ativo que está com um preço interessante, mas não descarto a possibilidade de ouvir as indicações de um assessor de investimentos ou das casas de análise. [3pts]
Analiso as notícias e os relatórios das empresas e vejo se tem algum ativo com potencial de valorização grande, mas muitas vezes decido no feeling mesmo. [4pts]
Gosto de ouvir a opinião dos meus amigos que também investem e de influencers de finanças para me ajudar a decidir qual ativo vou investir. [2pts]
Perguntas 05. Se pudesse classificar sua forma de investir em apenas uma das alternativas abaixo, qual seria?
Estou antenado em todas as oportunidades de investimentos, não apenas na bolsa. Aceito correr um risco maior se tiver um retorno maior. É aquele ditado: quem não arrisca não petisca. [4pts]
Prefiro manter meu dinheiro em investimentos de baixo risco, devagar se vai longe e de grão em grão a galinha enche o papo. [1 ponto]
Não sei tudo de investimentos mas tenho interesse e as redes sociais são minhas aliadas, vejo o que meus amigos e influencers de finanças recomendam e sigo dicas. [2pts]
Pesquiso oportunidades que acredito que ninguém está enxergando, procuro papeis descontados e pechinchas da bolsa. [3pts]
Pergunta 06. Caiu um valor acima do esperado na PLR e você decide investir esse dinheiro. Como você investe?
Consulto um especialista de investimentos para me auxiliar, não quero cometer erros nem tomar risco desnecessário. [1 ponto]
Vejo quais as oportunidades que os analistas e influencers estão recomendando. [2pts]
Invisto nos papéis que já estava investindo, aumentando a posição nos papéis que acredito mais. [4pts]
Consulto um especialista de investimentos para avaliar minha estratégia atual e, se possível, continuar nessa mesma estratégia. [3pts]
Pergunta 07. Mercado caiu 8% e sua carteira de ativos está derretendo. O que você faz nessa situação?
Aproveito para ir às compras, aproveitando o momento de desespero dos outros e comprando pechinchas. [4pts]
Vejo o que as pessoas que sigo estão fazendo; se estiverem segurando os papéis, eu também seguro. [2pts]
Nada, quedas fazem parte do mundo dos investimentos. Evito ficar vendo o noticiário. [3pts]
Vendo rapidamente todas as minhas ações, para evitar maiores quedas. [1 ponto]
RESULTADOS
Some os pontos obtidos em cada resposta e veja em qual grupo se enquadra:
7 a 11 pontos: COLETOR
Sua personalidade é a do Lineu da Grande Família. Risco não é sua praia e o objetivo é proteger o patrimônio. A ênfase é na segurança financeira e na preservação da riqueza, em vez de assumir riscos para aumentar a riqueza. Costumam ser deliberados em suas decisões e, às vezes, têm dificuldade em agir com seus investimentos, preocupados em tomar a decisão errada ou assumir muitos riscos.
Geralmente ficam obcecados com o desempenho de curto prazo nos mercados de alta e baixa (mas principalmente nos mercados de baixa) e também tendem a se preocupar em perder o que haviam ganho anteriormente.
Como o foco está na segurança financeira, os vieses do Coletor tendem a ser dominados pela emoção (relacionados a como eles se sentem) em vez de focar em aspectos cognitivos (relacionados a como eles pensam). Esse comportamento é consistente com a maneira como os preservadores abordaram seu trabalho e suas vidas pessoais - de maneira deliberada e cautelosa. Lineu era funcionário público, lembra?
12 a 16 pontos: CAÇADOR
Temos aqui um Agostinho Carrara: à procura de bons investimentos e disposto a correr risco, mas tem pouco conhecimento e pode trocar os pés pelas mãos quando deixa as emoções tomarem conta. Geralmente esse tipo de investidor não têm suas próprias ideias sobre investimentos e podem seguir o exemplo de seus amigos e influencers para tomar suas decisões de investimento.
Seu processo de tomada de decisão não leva em consideração um plano de longo prazo. Às vezes, eles se enganam pensando que são adeptos ou talentosos no domínio do investimento quando uma decisão de investimento funciona, o que pode levar a um comportamento injustificado de busca de risco. Assim como Agostinho pegava dicas de investimentos com os colegas de sinuca no bar do Beiçola, esse tipo é altamente vulnerável ao FOMO nos investimentos, podendo acabar comprando na alta e vendendo na baixa.
Os vieses desse grupo tendem a ser cognitivos, relacionando-se bem com a forma como pensam, em vez de emocionais, relacionados com a forma como se sentem. Os vieses são a recência, a retrospectiva, a aversão ao arrependimento, o enquadramento e a dissonância cognitiva.
17 a 21 pontos: AGRICULTOR
O investidor com personalidade do Chicó, do Alto da Compadecida: toma risco, mas não muito e depois de pensar muito. Esse tipo de investidor tem ideias originais sobre investimentos e gosta de se envolver no processo de investimento. São bastante engajados nos mercados financeiros e podem ter visões não convencionais sobre investimentos. Essa mentalidade "contrária", no entanto, pode fazer com que não acreditem em seguir um plano de investimento de longo prazo. Com isso dito, muitos independentes podem e seguem um plano de investimento para atingir seus objetivos financeiros.
Investidores desse grupo são pensadores analíticos e críticos que tomam muitas de suas decisões com base na lógica e em seu próprio instinto. Eles estão dispostos a correr riscos e agir de forma decisiva quando chamados a fazê-lo. Podem realizar tarefas quando se dedicam a isso; eles tendem a ser pensadores e executores, em vez de seguidores e sonhadores.
Infelizmente, alguns são propensos a vieses que podem minar sua capacidade de atingir metas. Por exemplo, eles podem agir muito rapidamente, sem aprender o máximo possível sobre seus investimentos antes de fazê-los. Quando seus investimentos caem, eles não gostam de admitir que erraram ou cometeram um erro (soa familiar?). Os viéses comportamentais desse grupo são ancoragem, disponibilidade, confirmação, representatividade e autoatribuição.
22 a 28 pontos: COMERCIANTE
Ora, ora, se não temos aqui um protótipo de Lobo de Wall St. Esse tipo de investidor é interessado em acumular riqueza e confiante de que pode fazê-lo. Gostam de ajustar suas alocações às condições de mercado e podem não desejar seguir um plano estruturado, confiando no feeling muitas vezes. Ao contrário dos coletores, eles estão na corrida não para evitar perdas, mas para vencer - e ganhar muito.
Infelizmente, alguns desses investidores são suscetíveis a vieses que podem limitar o sucesso de seus investimentos. Por exemplo, eles podem estar muito confiantes em suas habilidades. Também podem deixar seus gastos ficarem fora de controle às vezes devido ao "efeito riqueza" de ter criado ativos que podem levar a estilos de vida mais extravagantes do que prudentes.
Alguns dos investidores desse tipo podem ser difíceis de aconselhar porque não acreditam em princípios básicos de investimento, como diversificação e alocação de ativos – afinal, as pessoas têm medo “demais” de arriscar, pensa esse tipo de investidor. Os vieses comportamentais dos acumuladores são excesso de confiança, autocontrole, afinidade, resultado e ilusão de controle.
A tal da DPF…
De Depressão Pós-Férias. Depois de alguns dias (semanas) na Eurotrip, o Faria Limer está de volta ao escritório e pronto para a encarar a realidade.
Mas não sem os sintomas dessa doença tão comum que é a depressão pós-férias. Os sintomas incluem:
1. Calores repentinos ao pensar na fatura da viagem;
2. Postar stories da viagem com #tbt dia sim e outro também;
3. Monopolizar a conversa contando os detalhes daquela cidadezinha perdida no meio da Europa que visitou.
Em meio aos sintomas, o Faria Limer vai se re-adaptando à rotina do escritório e do Condado. Afinal, money never sleeps e o Condado segue pegando fogo!
E a volta da Eurotrip bate com o início do segundo semestre no Hemisfério Sul: aquela segunda chance de tickar alguns itens da lista de resolução de Ano Novo.
Uma dessas janelas de oportunidade está sendo dada pela Saint Paul: estão abertas as inscrições para as pós-graduações em Finanças e em Mercado Financeiro da Saint Paul.
A Saint Paul é a pós-graduação preferida da Faria Lima: campeã em educação executiva, eleita por 9 anos consecutivos entre as mais lembradas pelas empresas na hora de contratar e também 5x uma das melhores escolas de negócios do mundo pelo Financial Times.
Os cursos são presenciais com transmissão online e o conteúdo é focado nas habilidades que o mercado financeiro e a Faria Lima exigem.
Depois de dias (semanas) de dolce far niente, o gás do Faria Limer está renovado e pronto para aproveitar a janela de oportunidade da Saint Paul. Não perca tempo e inscreva-se enquanto as matrículas ainda estão abertas!