Num bater de asas - Condado View
Legenda: Esta é a sua carta semanal para atualizar o cenário de mercado. O objetivo é que você pelo menos fique um pouco mais informado ou tenha o que comentar na mesa do almoço.
Brasil - Um pibão atrás do outro
Mais um “PIBão” para a conta. O PIB deste trimestre disparou com um crescimento de 0,8%, e um aumento de 2,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Os investimentos subiram cerca de 4%, enquanto o consumo das famílias avançou 1,5% do lado da demanda. Do lado da oferta, o sempre confiável setor de serviços continua puxando a Ferrari da economia. E claro, não podemos esquecer do agro, que surpreendeu com um avanço de 11% em relação ao quarto trimestre do ano passado.
Isso demonstra o tamanho da força que o impulso fiscal tem dado à economia - vide os déficits das contas públicas por volta de 1 a 1,5%. Além disso, o crescimento do PIB abre precedentes para viva discussão de que a taxa de juros nos patamares atuais não está surtindo efeitos negativos na economia, então tem espaço para manter a cautela em relação aos cortes na taxa de juros.
Tudo lindo, mas haviam duas eleições de países emergentes no meio do caminho. Essa semana tivemos os resultados das eleições na Índia e no México. Tá, mas o que o Brasil tem a ver com isso? Países emergentes são meio que uma coisa só para o mundo desenvolvido. Então uma borboleta bate a asa perto do Modi lá na Índia e o nosso dólar bate R$5,30 aqui. Entre taxas aduaneiras e de câmbio, vejo meus amigos com blusas cada vez mais velhas.
No México a candidata governista Claudia Sheinbaum e os partidos aliados venceram as eleições com resultados muito melhores dos que os esperados. Isso deixou o mercado com a pulga atrás da orelha, especulando sobre possíveis mudanças constitucionais, já que apoio o novo governo teria. Para dar a magnitude da brincadeira, o peso perdeu 4% após a vitória.
Na Índia, Narendra Modi segue como primeiro-ministro, mas o seu partido perdeu a maioria. Esse fato coloca em xeque os planos ambiciosos sobre as reformas e a meta de crescer 8% da economia.
Os resultados mistos nos EUA sobre a moderação do mercado de trabalho e a recuperação do setor de serviços, combinados com as preocupações eternas sobre a situação fiscal do Brasil, são a receita perfeita para o estresse do dólar.
O resumo é que nem o resultado positivo do PIB conseguiu limpar a barra dos ativos de risco do Brasil e, embora hoje esteja se desenhando um alívio, o nosso Ibovespa caiu pelo sexto pregão consecutivo até quarta-feira (05).
EUA - Nem eu nem tu
O tão aguardado índice de inflação PCE dos EUA foi divulgado na sexta-feira (31). O indicador subiu 0,3% em abril, enquanto o núcleo desacelerou, subindo apenas 0,2% em comparação aos 0,3% de março, ficando abaixo das expectativas. A taxa anual registrou um aumento de 2,7%.
Na terça-feira (04), o relatório JOLTS (Pesquisa de Vagas e Rotatividade de Mão de Obra do Bureau of Labor Statistics) revelou que o número de vagas em aberto nos EUA caiu para o menor nível desde 2021, totalizando 8,06 milhões de vagas disponíveis.
No dia seguinte, quarta-feira (5), o relatório da ADP (Automatic Data Processing) revelou a criação de apenas 152 mil postos de trabalho no setor privado em maio, um resultado que ficou bem abaixo das expectativas do mercado de 175 mil novos empregos.
Entretanto, o que seria do mercado financeiro sem os seus dados mistos? Os índices PMI da S&P Global e do ISM para o setor de serviços nos EUA desafiaram a narrativa de uma economia enfraquecida. O PMI de serviços dos EUA subiu para 54,8 em maio, o maior nível em um ano.
Ou seja, o pessoal tá produzindo mais e contratando menos. Quem diria que a maior revolução tecnológica dos últimos sei lá quantos anos poderia nos trazer ganhos de produtividade?
Mesmo com as notícias mistas, o mercado começou a sonhar com a possibilidade de um relaxamento monetário ainda esse ano. E não precisou de muito mais para que as Treasuries continuassem sua tendência de queda pela quinta sessão consecutiva, jogando a Treasury de 10 anos para sua mínima desde março na quinta-feira (5). Só falta alguém avisar nossa ETTJ, vou mandar um e-mail pra ANBIMA.
E não se preocupem, esses relatórios do mercado de trabalho foram apenas um aperitivo, o dado oficial de desemprego - Payroll, vai ser divulgado na sexta-feira (7).
Dados de mercado
Data-base: Fechamento de ontem
Fonte: Yahoo Finance
Frase do dia
"As pessoas menos produtivas são geralmente as mais a favor da realização de reuniões." - Thomas Sowell
Curiosidade da Semana
A maioria dos gatos ruivos são machos. Existem aproximadamente três gatos machos ruivos para uma fêmea ruiva. Isso ocorre porque o gene do gengibre é encontrado no cromossomo X, o que significa que as gatas precisariam de duas cópias do gene para se tornarem gengibre, enquanto os machos só precisariam de uma.