Imbuídos do espírito olímpico, que tomou as redes sociais com memes e recortes de momentos fantásticos e mostrou como é bom ser brasileiro, o COC (Comitê Olímpico do Condado) foi criado para realizar a 1ª Olimpíadas do Condado.
Não tinha como: depois do ouro de Bia Souza no judô (modalidade que mais trouxe medalhas para o nosso país – seria essa a vingança contra o Japão), de Rebeca Andrade fazer Simone Biles pensar em aposentar por estar se sentindo ameaçada no topo do pódio ou da simpatia e carisma de Caio Bonfim nos apresentando a marcha atlética e zoando o pessoal da corrida que zoa ele, decidimos que estabelecer um evento para os habitantes do Condado exibirem suas habilidades atléticas e profissionais.
Nosso objetivo é que os profissionais que atuam no nosso Condado tenham a possibilidade de ter suas habilidades testadas e reconhecer aqueles que desempenham extraordinariamente bem suas funções. Os times selecionados para nossa Olimpíadas foram:
Estagiários: a categoria de base do Condado, aqueles que fumam pendrive e tem o corpo constituído em 60% de álcool de qualidade duvidosa. Dividem o tempo entre a faculdade e o estágio e agora terão a oportunidade de vencer provas e conquistar algum respeito dos seus superiores.
Analistas: esse time é sangue, suor e lágrima. Pode receber tanto esporro quanto estagiários, mas já perderam o benefício do erro. Aqui, erros e performance baixas acumuladas podem levar ao desligamento do time e a perda do sonho Condadístico. Os estagiários sonham em entrar para este time, mas não percebem que este time é muito abundante em competidores e, por isso mesmo, relativamente de fácil substituição. Ou seja, a tão sonhada vida mais tranquila após a efetivação é uma falácia.
Diretores: Essa categoria envolve diretores mas também quaisquer outros nomes pomposos que possam aparecer por aí (MD, superintendente, etc). Grupo dos atletas veteranos e com experiência no game e, por isso mesmo, de alta performance. Já foram postos à prova diversas vezes e passaram pela peneira dos analistas. Isso não quer dizer, entretanto, que são francos favoritos. Não, pelo contrário: assumir muitas dessas posições envolve risco cardíaco grande e muita habilidade de tirar o seu (e o dos seus subordinados) da reta enquanto corre o risco de ter sua área desmontada.
CEOs: Embora muitos acreditem que este time seja o franco favorito à vitória e ao quadro geral de medalhas, é um grupo muito heterogêneo: temos desde membros com décadas de experiência e faro afinado para negócios, quanto membros que frequentam a região da Potato Square, usam happy socks e praticam hipismo de unicórnio. No geral, possuem alta habilidade de lero-lero e são campeões na utilização de frases de impacto. Fiquemos de olho.
Apresentados os times, vamos para nossa cerimônia de abertura. Camisas em tons pastéis, coletinhos, calças cáqui, scarpins e saias ¾ são marcas registradas das delegações. Os times fazem uma caminhada pela Avenida Faria Lima com destino à Avenida Juscelino Kubistchek. Usam orgulhosamente o uniforme de cada time e desfilam preocupados com um telefone na orelha e um laptop nas mãos, para fazer o trabalho enquanto desfilam. Os únicos que parecem curtir de fato a cerimônia são os estagiários, com aquela alegria jovial e otimismo de quem pensa em como será tragado por responsabilidades logo menos, e os CEOs, que se preocupam em sair bem nas fotos e aparentar tranquilidade e confiança ao público. Os porta-bandeiras carregam orgulhosamente a bandeira de cada time, mas percebemos uma certa tensão entre os porta-bandeira dos CEOs com os diretores. Novamente, quem está suave na nave é o time dos estagiários.
Sem delongas, porque a lista de tarefas está grande e os clientes já estão ligando cobrando as entregas, vamos às provas:
1 - Salto com VaR
Aqui o objetivo é manter o risco dentro do limite. O time dos analistas e dos diretores já são de cara desclassificados, pois todos eles sabem que um pouquinho de risco a mais pode trazer um resultado bem melhor (não, eles ignoram que também podem trazer um resultado bem pior).
Estagiários são desclassificados da prova por acharem que VaR seria uma partida de futebol.
Vitória do time dos CEOs, que tem seu salário alto relativamente garantido e não querem levar a fama de ter falido uma empresa por ter tomado risco demais.
2 - PowerPoint Artístico
Diretores mal começaram a prova e já são eliminados: pedem ajuda aos estagiários para centralizar uma figura e queriam usar letras em cores fluorescentes para enfatizar mensagens importantes em slides que só continham texto.
CEOs não aparecem para a prova.
Analistas começaram bem, mas delegaram a tarefa para os Estagiários.
Vitória do time dos Estagiários.
3 - VBA Olímpico
Os CEOs não apareceram na prova, novamente. Disseram para chamar quando a prova for call com investidores ou entrevista para mídia.
Diretores começaram a prova fingindo que entendiam do que se tratava, mas logo menos se retiraram sob a desculpa de ter que resolver uma bomba na empresa.
Disputam a prova ainda Analistas e Estagiários.
Estagiários passam horas e horas procurando entender a planilha bugada e alguns botões inúteis, enquanto os analistas se recordam de alguns comandos que criaram quando eram estagiários.
Estagiários revertem essa vantagem dos Analistas ao criar uma planilha mais enxuta e que trava menos.
Vitória apertada do time dos Estagiários.
4 - Maratona de Enrolar Clientes
O time de Estagiários foi impedido de participar da prova no intuito de evitar que alguma besteira fosse dita aos clientes.
O time dos Analistas passou a noite em claro produzindo material e se preparando para essa reunião, mas ao chegar no escritório o time de Diretores logo passa à frente e pede o material dos Analistas.
Time dos CEOs disse que iria participar, mas de última hora viu que os clientes não tinham relações muito estreitas com a empresa e resolveram delegar para os Diretores.
Vitória do time dos Diretores.
5 – Arremesso de Tarefas
CEOs eram os francos favoritos nesta prova, pois um dos mantras favoritos é que gerir um negócio é saber delegar tarefas.
Diretores fazem o esperado, concentram reunião e delegam todas suas tarefas.
Analistas aparecem na prova cansados por terem virado mais uma noite com as tarefas que lhes foram delegadas e ainda têm que ensinar os estagiários como realizar as rotinas.
Estagiários têm a tela do computador lotadas de post-it com tarefas a realizar e uma lista de atividades que nunca acabam.
O Comitê Olímpico teve que ser chamado para decidir a prova, e após longas horas analisando as regras, foi entendido que o esquema de Arremesso de Tarefas só não é uma pirâmide porque alguém na base acaba realizando as tarefas.
Empate entre o time dos Diretores (por arremessar tarefas) e do time dos Estagiários (por realizar tarefas), sob vaias fortes do time dos Analistas.
6 - Revezamento de Hora Extra
O time dos CEOs tentou contabilizar as horas fora do escritório em reuniões nesta prova, mas o Comitê Olímpico do Condado não aceitou a desculpa que ser CEO é um trabalho 24/7. Entendemos que é uma atividade muito demandante, mas para ganhar esta atividade são contabilizadas apenas horas que podem ser rigorosamente controladas. O Comitê pensa em oferecer uma capa de revista como forma de honra ao mérito do time dos CEOs.
Briga apertada entre Diretores e Analistas, tivemos que chamar um Comitê de averiguação e uma Big 4 para fazer a due diligence de horas. Foram checadas as câmeras dos sistemas interno, a caixa de email e as atividades no sistema interno e muitas horas extras dos Diretores foram canceladas por se tratarem de almoço com clientes e viagens para conversar com investidores com direito a um pulinho nos passeios turísticos do local.
Vitória do time dos Analistas, que recebem sua medalha sob vaias anti-desportivas do time dos Estagiários, que alegam que a faculdade atrapalha o trabalho.
7 - 100m Segurando Nespresso
O time dos CEOs não apareceu nessa prova, sob a alegação que só participaria se a prova também avaliasse as máquinas de café mais sofisticadas, como prensas italianas artesanais.
O time de Estagiários preferiu economizar o VR e utilizar o café da garrafa, oferecido pelo escritório.
O time dos Analistas, embora frequentemente vistos postando stories segurando um copinho de Nespresso, foi desclassificado após descobrirem que tiram várias fotos segurando um mesmo café para postar em diferentes dias.
O time dos Diretores veio à prova munido de caixas de Ristretto, Levanto, Caramelito e outras cápsulas de sabores exóticos.
Vitória do time dos Diretores.
8 - Revezamento ALT + TAB
A habilidade testada nessa prova é a capacidade de navegar na internet e redes sociais enquanto trabalha.
O time dos CEOs se esforça, mas os demais times tiveram um gás nessa habilidade com a pandemia.
O time dos diretores tem várias abas abertas com o próximo destino de viagem e do próximo carro. Como poucas vezes compartilham tela e também não se esforçam em trocar de tela quando alguém vem conversar, tem desempenho fraco na prova.
Analistas são especialistas nessa atividade por terem o costume de ter abas com pesquisa de um novo emprego abertas.
Estagiários tem performance muito boa na prova, várias abas de pesquisa sobre como fazer suas rotinas e também de suas redes sociais. Pontos extras por fazer dancinha em rede social enquanto trabalha.
Vitória do time dos Estagiários.
Agora o Comitê Olímpico contabiliza as notas, analisa os recursos impetrados durante as provas e está pronto para entregar as medalhas. O pódio está formado:
Medalha de Ouro para o time dos Estagiários
Medalha de Prata para o time dos Diretores
Medalha de Bronze dividida entre os times de Analistas e CEOs.
Todos os times agora se abraçam, entoam o nome da companhia e partem rumo ao Happy Hour. Como é belo o espírito olímpico.
E aí, qual modalidade o(a) estimado(a) leitor(a) leva ouro nas Olimpíadas do Condado?
Melhor newsletter, na moral 😂😂😂😂😂🤣🤣
Sensacional!!!!!