Legenda: Esta é a sua carta semanal para atualizar o cenário de mercado. O objetivo é que você pelo menos fique um pouco mais informado ou tenha o que comentar na mesa do almoço.
Brasil - Come tudo que você ganha um presente
Depois de te ouvir resmungar que não adianta dado positivo se o governo não fechar a torneirinha, eis que surge o seu ministro da Economia favorito - Fernando Haddad - finalmente dando as caras. As manchetes agora estampam o glorioso: “Otimismo fiscal brasileiro”. Se essa frase não te causou espanto, meus pêsames – ou você anda desinformado, ou já morreu por dentro e só esqueceu de deitar.
Pois bem, parece que o governo brasileiro está preparando medidas de contenção de gastos obrigatórios para logo após o segundo turno das eleições municipais, o que trouxe um suspiro de alívio aos ativos locais depois da tensão da semana passada.
Lembra quando sua mãe prometia um presente de natal se você comesse toda a comida? E até o Natal chegar, você já tinha até esquecido da promessa, mas enquanto era ingênuo, comia tudo? Pois é, às vezes só a promessa já faz o trabalho. O mercado, tão traumatizado com o risco fiscal desandar de vez, se contentou com o famoso "a gente resolve isso com carinho depois das eleições, ok?". E assim, na segunda-feira (14), o Ibovespa voltou à marca dos 131 mil pontos, subindo 0,78%, o real valorizou 0,6% contra o dólar, e os juros futuros caíram 0,20 ponto percentual. E isso tudo enquanto as commodities tentavam empurrar para o lado oposto.
Tudo muito bom, tudo muito bem, mas a festa acabou mais cedo que o esperado. O motivo foi o de sempre: o fiscal. Na terça-feira (15), a Tebet, Ministra do Planejamento e Orçamento, afirmou que o presidente Lula vetou mudanças na política de aumento real do salário mínimo e a sua vinculação com as aposentadorias, jogando uma dose de nervosismo no mercado. Depois a ministra até tentou reanimar o mercado, prometendo que “depois das eleições a gente resolve”, mas não adiantou muito. No fim, sabemos que o Brasil é o país do juros - altos.
E como tudo na vida tem um lado bom, para acalentar o seu quintou, juros altos é dinheiro no bolso da Unidos do FGC. Quer saber quanto aquele seu CDB vai render agora que o BC está jogando a SELIC para cima? Dá um pulinho lá na Calculadora de Renda Fixa da Inteligência Financeira. Seu eu do futuro agradece!
O Ibovespa ainda deu uma valorizadinha (0,03%) na terça-feira (15), mas nada de fogos de artifício. Já o real, coitado, não teve o mesmo ânimo e desvalorizou 1,3% frente ao dólar. Fazendo o mea-culpa aqui, o cenário externo também não ajudou: Trump deu as caras com aquele discurso econômico protecionista de sempre, prometendo reforçar a indústria americana mesmo que isso implique aumentar a dívida pública. Aumentou a cautela global, é claro.
E para completar o combo de azedume, o preço do petróleo caiu mais de 4%, com Israel indicando que não pretende atacar as petrolíferas iranianas e a demanda global esfriando.
Na quarta-feira (16), a narrativa de que Lula vai dar suporte ao Haddad no cumprimento do arcabouço fiscal voltou a influenciar o mercado após uma reunião com executivos. E, como esperado, não precisou muito para o Ibovespa pegar carona nesse otimismo, subindo um pouco mais de 0,5%. Vale e Embraer também foram protagonistas desse bom humor: a Vale anunciou a maior produção de minério de ferro desde o quarto trimestre de 2018, e as ações da Embraer dispararam mais de 6%.
Com a suposta redução dos estímulos fiscais, é esperado que a economia desacelere um pouco nesta reta final do ano. O IBC-BR, no entanto, continua mostrando resiliência, com um avanço de 0,2%, superando as expectativas. Por outro lado, os dados de serviços vieram abaixo do esperado, com uma queda de 0,4% em agosto, após dois meses consecutivos de forte crescimento. Já surgem vozes afirmando que esses podem ser os primeiros sinais de perda de tração econômica.
EUA - nVinja
A Nvidia voltou com força total às manchetes. Na segunda-feira (14), as ações da empresa atingiram um recorde, subindo 2,4% e arrastando outras techs para cima junto. Na terça (15), surgiram rumores de que o governo dos EUA estaria avaliando limitar a exportação de chips da Nvidia e de outras gigantes para certos mercados. Resultado? As ações da Nvidia despencaram 4,69%. Mas como boa ninja da tecnologia, ela não se deu por vencida: na quarta-feira (16), já tinha se recuperado com as suas ações avançando 3,13%. Never bet against Nvidia?
Nos Estados Unidos, o índice de preços ao consumidor em setembro veio um pouco acima do que o mercado esperava. A inflação geral subiu 0,2%, enquanto o núcleo – que ignora itens voláteis – avançou 0,3%. No entanto, o índice geral recuou para 2,4%, mas o núcleo subiu para 3,3%, mostrando que o jogo ainda não está ganho.
Apesar disso, o setor de alugueis, que tem um peso considerável, deu sinais de desaceleração, passando de 0,5% para 0,2%. Embora os alugueis ainda estejam acima dos níveis pré-pandemia, essa desaceleração é boa e dá um alívio no preocupante mercado imobiliário.
O índice atividade industrial Empire State, que mede as condições da manufatura no Estado de Nova York, recuou de 11,5 em setembro a -11,9 em outubro. Isso deu uma assustada na galera, as Treasuries deram recuaram de forma disseminada na quando o dado saiu na terça-feira (15).
Dados de Mercado
Data-base: 16 de outubro de 2024
Fonte: Yahoo! Finance
Frase do dia
“Nenhuma quantidade de sofisticação irá amenizar o fato de que todo o seu conhecimento é sobre o passado e todas as suas decisões são sobre o futuro.” – Ian Wilson
Curiosidade da semana
As turbinas eólicas matam entre 10.000 e 100.000 pássaros por ano no Reino Unido. Curiosamente, pintar uma das pás de uma turbina eólica de preto pode reduzir a morte de pássaros em 70%.