E estamos chegando ao fim de mais um feriadão prolongado nessa terra abençoada por Deus e bonita por natureza! Ou, nem tanto…
Depois do mês do cachorro-louco (louco mesmo, nunca vi um mês de agosto passar tão rápido), chegamos ao maravilhoso mês de setembro com seu feriado cívico caindo bem numa quinta-feira, o que possibilitou a muitos aquela emenda de feriado marota. Mas, como já dizia minha querida mãezinha, “você não é todo mundo”, e se a Bolsa não emendou feriado, nós também não emendamos!
Nós, quer dizer, o FLE, porque o Condado nesta sexta-feira ficou às moscas. Quem não estava de home office conseguiu aquela emenda de feriado marota. E nós, para passar o marasmo de trabalho na emenda de feriado, resolvemos listar os top 10 destinos dos Faria Limers neste feriado:
#1 Bahia (Trancoso, Caraíva, Morro de São Paulo e Península de Maraú)
No primeiríssimo lugar, não poderia deixar de ser: a Bahêa!
Faria Limers adoram a Bahia. Sentem-se nativos naquele lugar, adotam uma personalidade especial para aquelas areias quentes e aquele mar azul-esverdeado. E é um efeito-coletivo: você viaja para a Bahia para encontrar as mesmas pessoas que encontra em São Paulo, só que de chinelo havaianas e roupa de praia.
O Quadrado de Trancoso está para Bahia assim como o vão do BTG/Google está para o Condado.
#2 Rio de Janeiro
Quem é rei nunca perde a majestade, e a Cidade Maravilhosa continua sendo um dos destinos favoritos dos Faria Limers. Aqui, porém, vale uma distinção: esse fluxo de viajantes é composto por dois tipos. O primeiro é o dos que fazem o “de volta para a minha terra”, cariocas que se mudaram para o Condado e que na primeira oportunidade que tem de jogar futevôlei em Ipanema estão pegando o primeiro vôo de CGH para SDU. Já o segundo tipo é mais heterogêneo, formado por aqueles que querem descansar pero no mucho e gastar pero no mucho: o Rio acaba sendo uma versão mais barata e agitada que a Bahia.
O vôo das 6am do Rio pra Congonhas é tipo estação da Sé: lotada, todo mundo indo pro trabalho e se procurar um pouco, você encontra algum conhecido.
#3 Angra
Isso aqui é elite, destino de 10 entre 10 gestores cariocas. Você realmente pode se considerar um carioca de sucesso no mercado financeiro se não tem uma casa em Angra?
Local ideal para convidar os amigos paulistas e fazer um show-off da riqueza, já que na Cidade Maravilhosa e em São Paulo está ficando cada dia mais complicado.
#4 Litoral Norte de SP (Ilhabela, Camburi e Baleia)
A contraparte paulista de Angra é Ilhabela. Nissim enganou você quando mencionou a Praia da Baleia e você achou que ali era o hot spot da elite paulista.
Nada disso, Ilhabela é bem mais reservada, do jeito que paulistano gosta. Além de ser protegida pelos borrachudos (que de fato só são afastados com a poção repelente local – o famoso CitroIlha), não dá para chegar à ilha por via terrestre: do rei ao plebeu, todos tem que pegar a balsa de São Sebastião para chegar nesse paraíso perdido.
Mas o Litoral Norte tem outros top destinos que os Faria Limers gostam: além da Baleia, ainda tem Camburi e Maresias para os que gostam de surf, e a Riviera para os jovens e idosos que querem a paz e o sossego de um condomínio particular.
#5 Sul de Minas e Interior Paulista
Falamos em paz e sossego e não deixamos de notar os viajantes que partiram rumo ao interior e ao Sul de Minas. Grande parte dessa galera está indo visitar os parentes, mas também é inegável o efeito que o euro summer causou nos bolsos dos Faria Limers, que agora tem que economizar e o máximo que podem fazer é se divertir no passeio de bondinho de Poços de Caldas, nas Thermas de Olímpia ou no Lavandário de Cunha.
#6 Foz do Iguaçu e Serra Gaúcha
Temos notado um crescente fluxo turístico de Faria Limers para o sul do Brasil, um fluxo que vai além da glamurosa Serra Gaúcha. Depois de fazer o clássico trecho Gramado-Canela, os horizontes parecem ter se expandido e um destino comum tem sido Foz do Iguaçu, na sua versão gourmet: hospedagem no Belmond Iguaçu, uma visitinha ao lado argentino das Cataratas e uma chuva de stories enaltecendo o Brasil. Por falar na Argentina, tem a parada clássica no free-shop de Puerto Iguazú para comprar vinho barato.
#7 Miami-Orlando
Estavam esperando por essa daqui, né? A rota mais amada dos brasileiros.
Faria Limer que é Faria Limer adora os States, e o feriado prolongado foi a deixa para pegarem o primeiro vôo com destino à felicidade (rs). Inclusive, alguns gostam tanto que tem seu apartamento por lá (a crise de 2008 trouxe boas oportunidades imobiliárias).
Tente andar por SoBe ou Brickell sem ouvir alguém falando português e falhe miseravelmente.
Miami é a capital da América do Sul e caminha para se tornar a Wall Street do Sul. Isso porque, além dos incentivos fiscais que o estado da Flórida dá às empresas que se mudam para o estado, muitos executivos passaram a quarentena no Sunshine State e gostaram da ideia. Muitas empresas, em especial de tecnologia e de finanças, estão abrindo uma base de operações na Flórida ou transferindo definitivamente seus headquarters.
Pensando em colocar Miami nos seu próximo destino? A @avenues.us tem cartão de débito em dólar com vantagens muito mais competitivas comparadas aos cartões de crédito brasileiros. Solução ideal para quem viaja para o exterior, pois é aceito em mais de 160 países.
Abrindo a conta agora, você tem acesso ao benefício que entrega um IOF de 1,1% e cotação de dólar comercial e saque em toda a rede Mastercard ao redor do mundo, além da transferência entre contas Avenue. Saiba mais aqui.
#8 Porto-Lisboa
Depois de dominarem a Flórida, os brasileiros resolveram dominar Portugal. Aqui, quase a mesma lógica dos EUA: em busca de segurança e de oportunidade de investimentos em real estate, os Faria Limers resolveram tirar o escorpião do bolso e investir em um imóvel na terra dos Tugas. Lá também o investimento em real estate podia trazer facilidade imigratórias também.
Daí feriadão é isso: aquelas 10 horas de vôo até chegar “em casa”.
Em menor escala, vimos também alguns partindo dessa escala com destino a outras cidades da Europa. Também, pudera: setembro, na nossa opinão, é o melhor mês para viajar para Europa. Nem tão quente, bem menos esvaziada de turistas e ainda com aquela vibe de Europa em férias.
#9 Punta del Este
Essa daqui é uma gema escondida: Punta costuma reunir um público mais low profile (mas não menos festeiro) do que as outras localidades. Destino apreciado pelos endinheirados da América do Sul, não poderia ficar fora do radar dos Faria Limers.
E aproveitar que agora está começando a esquentar, começam a pipocar os Faria Limers, que juram que José Ignacio tem uma vibe de Trancoso, só que com menos farofa.
#10 Trabalho
E pra fechar nossa lista, o destino mais raiz de todos.
Por motivos de: “a B3 não emendou o feriado”, teve muito Faria Limer ficando pelo Condado esse final de semana. Para constatar, só ver que as cantinas, osterias e cocinas da cidade continuam cheias, aproveitando friozinho de São Paulo.
E é isso: para alguns feriados passando trabalhando, outros tantos serão passados viajando.
Limers no Mundo !