Então você conseguiu a vaga corporativa que sempre quis. Daí trabalhou duro, se dedicou, fez o que pediram pra fazer e entregou mais do que o esperado, recebeu um aumento e o bônus veio…
Depois de todos os checks feitos, começa a perceber coisas estranhas: aquela pessoa que você sabe que nem é tão boa e vive de bablablá também conseguiu promoção, aquele chefe que todos os superiores gostam na verdade é um escroto com os subordinados, o cara tímido mas que entregava resultado foi demitido… Existe muito mais entre o céu e a Terra do que sonha nossa vã filosofia, e também existem muito mais entre a mesa da baia coletiva e a sala da diretoria do que dizem os manuais de
Às vezes a pessoa não é tão competente quanto parece, ela só fala com mais certeza do que não sabe.
A cada nível hierárquico, o sucesso corporativo é mais e mais explicado pela capacidade de fazer política do que pela capacidade técnica.
Ideias boas são péssimas se fazem alguém acima de você parecer incompetente.
Se ninguém entende o valor do que você faz, o que você faz não tem valor.
Nem todo mundo que te sacaneia é filho da puta, às vezes a pessoa só está com medo. Os limites de quem está tentando sobreviver são extremos. De qualquer modo, permaneça vigilante.
Não existe “amigo de trabalho”. Ou é amigo, ou é trabalho. Não duvide das coisas que as pessoas são capazes de fazer por uma promoção ou por dinheiro.
A empresa não vai pensar duas vezes antes de te demitir. Pense nisso todas as vezes que pensar em fazer um sacrifício pessoal em nome do trabalho (se for fazer, pelo menos certifique-se de que seus superiores saibam disso).
A fila da máquina de Nespresso é o melhor lugar para fazer networking no trabalho.
Aparência importa. Arrume essa camisa e lustre esse sapato.
Pessoas com capacidade de acabar com carreiras: secretárias corporativas. Elas sabem tudo de todos e conversam entre si. Trate-as bem e mantenha-nas por perto.
Pessoas arrogantes e convencidas são as mais fáceis de serem manipuladas, basta encontrar seu ponto fraco e massagear seu ego.
Muitas pessoas vão ter inveja do seu sucesso e sempre ressaltarão defeitos nas conversas paralelas. Se você falhar no dia seguinte, isso é o que será lembrado por essas pessoas.
Aprenda a puxar saco sem parecer estar puxando saco. É chato e é cansativo, mas dá resultado.
Ser competente não é garantia nenhuma para não ser demitido.
Tenha cautela com o que posta nas redes sociais se tem pessoas do trabalho vendo o que você posta.
Nunca faça uma avaliação ruim do gestor a não ser que você tenha forças para derrubá-lo. Esqueça dica e abertura que o RH dá para críticas, o jogo é jogador feito no campo, não no vestiário.
Ter gente ruim acima de você será sempre mais comum do que incomum.
Interesse-se por fofocas. O que as pessoas chamam de fofoca, chamamos de informação.
Peça ajuda para alguém sempre ressaltando em que forma o favor também pode ajudá-la.
Mesmo em uma companhia com cultura meritocrática, vai ter o puxa-saco vencedor. Todo mundo gosta de quem massageia o ego; se for bom então, vai se dar bem.
Você estará lidando com uma dúzia de tarefas diferentes daquelas para as quais foi inicialmente contratado. Seu escopo de trabalho só vai continuar aumentando.
Metade do seu tempo será gasto enviando e-mails desnecessários que nunca serão lidos para inúmeras pessoas que querem se sentir importantes, antes que você possa realmente começar a trabalhar. E, na maioria das vezes, você acabará fazendo tudo sozinho.
Só entre em brigas que você tem chance de ganhar, sozinho ou com ajuda.
Se você for lento, será ridicularizado por seu chefe. Se você for proativo, será odiado por seus colegas.
O RH existe para manter os interesses do negócio, não os seus.
Reuniões são uma perda de tempo. Sempre. Nada de bom jamais saiu deles, realmente. A maioria das pessoas não está ouvindo e os que falam estão longe da realidade.
Você não precisa fazer tudo que seu chefe te pede, você precisa fazer as coisas que darão o resultado que ele quer.
Responsabilizar seu gerente / organização por sua carreira é como dar o controle remoto da TV nas mãos de seu cônjuge e esperar que coloquem no seu canal favorito.
Os resultados que você produz não importam, o impacto deles sim.
Ninguém se importa se você cresce ou não, fica ou vai embora
Não importa o que você faça, você não progride sem ter um mentor.
Quaisquer que sejam as novas iniciativas para as quais você se voluntariar, elas se tornam sua responsabilidade. E você será cobrado disso.
Ninguém vai gostar de você ficar horas extras todos os dias, mas a única vez que você sair um pouco mais cedo, o inferno vai quebrar.
Happy hours e festas corporativas não são festas, são corporativas. Saiba se comportar.
Quanto mais eficiente você for em seu trabalho, mais trabalho ganhará.
Você será forçado, por vezes, a trabalhar com pessoas ruins e será a tarefa mais difícil de todas.
Suas necessidades como funcionário seriam completamente ignoradas, às vezes. Você não terá o que realmente merece até levantar a voz e colocar o pé no chão.
Ninguém se importa com o seu progresso individual no mundo corporativo. Tudo o que importa é o que você contribui para a empresa.
As pessoas ao seu redor irão constantemente rebaixá-lo com seu cinismo apenas porque odeiam ou invejam você. Bem vindo ao mundo do convívio humano!
Chegará um momento em que você aceitará um emprego apenas pelo dinheiro e nada mais.
Você será constantemente levado a acreditar que precisa mais da empresa do que ela precisa de você, e isso nem sempre é verdade.
Frase da Semana
A parte mais sensível do corpo humano é o bolso.
Delfim Netto
Economia e Mercado
Mercado sempre tem a capacidade de surpreender. Um CPI de 0,4% mensal, como núcleo com um cara feia e ainda assim teve espaco para rally. Obviamente nesse nivel de preço, só o mercado de renda fixa conseguiu andar de verdade, mas mostra que o Fed vai ter um trabalho duro de comunicacao daqui para frente, sobretudo se de fato não desejarem cortar juros. Essa semana tem Big Powel discursando e o homem pode adotar a mesma pose de bad guy que vimos no Jackson Hole e que deu uma certa panicada no mercado. É possivel que não seja suficiente.
Na China, o pessoal ainda esta realizando que a recuperação nao seja na velocidade de lancha, mas de cruzeiro. Os dados de inflação e de crédito apontaram para um início de 2 trimestre bem mais faco do que o imaginado. A economia não pode perder tração agora pois o setor imobiliário depende disso. Obviamente o governo está de olho e é o fiador dessa recuperação, usando as ferramentas de liquidez e estímulo para garantir o crescimento no ano. Os bancos estatais devem entrar no jogo ainda mais, principalmente dado a mudança na liderança do órgão regulador financeiro, que especializado em reestruturação de empresas com dificuldades financeiras.
Ja no Brasil, mercado ainda gosta de se enganat e ser feliz. Tudo bem, eu também gosto, e bom para os negócios. O calabouco fiscal vai receber um tapa melhor no Congresso e no BC soltaram um monte de nome ruim que para divulgasem o nome oficial, parecesse menos pior - e de fato e, mas Galipolo não tem CV para segurar a caneta que vai segurar, assim como RCN não tinha, sobretudo depois do Ilan. Deu no que deu, Selic de 2%, depois 13,75% e nem sinal de meta de inflação. Estamos no nosso momento anual de destaque no mercado, deve durar ate de fato a economia desandar e conhecermos o real perfil fiscal do novo governo.
Não preciso conhecer quem aqui escreve para definitivamente saber que se trata de uma pessoa madura em constante processo de ajuste e aprimoramento. Os notes corporativos, empresariais que aqui li são absolutamente a transcrição e laudo de um raio X ou quiçá um exame de ressonância magnética da realidade nua e crua da sociedade como ela o é. Parabéns pela eloquência, perspicácia e capacidade de transmitir seu "recado". Sim, os ups e downs do mercado não obstante as vertentes, sempre serão saudáveis para os preparados ou ...."fit for fight".
Não apareço para elogiar, mas desta vez apareço para criticar. Por favor, revisem o texto, pois está cheio de erros.