Era agora ou nunca - ou no mínimo daqui a 4 anos - Condado View
Legenda: Esta é a sua carta semanal para atualizar o cenário de mercado. O objetivo é que você pelo menos fique um pouco mais informado ou tenha o que comentar na mesa do almoço.
Brasil - Jornada 5 x Feriados
Essas últimas semanas deram uma prévia do que realmente é o clima de fim de ano. Um feriado na semana passada, outro no meio desta... É como se estivéssemos nos acostumando com o que vem por aí em dezembro. E para quem não curte acordar cedo, ano que vem teremos a jornada 5 x Feriados no Condado.
Mas o ânimo dos feriados não contagiou a nossa bolsa. Por aqui o assunto dominante é o ansiogênico anúncio do pacote de gastos. Nem mesmo a valorização das commodities, como petróleo e minério de ferro, foi suficiente para manter o nosso querido Bovespa no positivo na segunda-feira (18), que fechou com uma tímida queda de -0,02%.
Agora, você pode pensar: "Ah, -0,02% é praticamente estabilidade, né?" Até seria, mas considerando o empurrãozinho das commodities, dava para esperar um desempenho melhorzinho.
O petróleo disparou mais de 3% na segunda-feira (18) porque Israel lançou mais uma onda de mísseis contra o Líbano, lembrando o pessoal que o conflito no Oriente Médio está longe de acabar.
O resto das commodities também se valorizaram na quarta-feira (18). Acabaram pegando uma caroninha na correção dos exageros do Trump Trade.
Por outro lado, o dólar deu alguns sinais de fraqueza no cenário global, e o real aproveitou a oportunidade. Tivemos um dos melhores desempenhos da moeda, com valorização de 0,8%, levando o dólar a fechar na casa dos R$ 5,74. Ainda é um patamar difícil, mas deu para arrancar um sorrisinho discreto no final do dia.
Calma, eu sei que você está ansioso pelo anúncio do pacote de gastos, mas por enquanto, nada oficial pintou no radar. O boato aponta para um possível anúncio na próxima terça-feira, com especulações de que o valor pode ficar na casa dos R$ 70 bilhões.
Os Atrasados da CVM 175: Contagem Regressiva Para Nova Regulamentação
Tá achando que é só estudante de ensino médio que corre para chegar dentro do prazo (o ENEM, no caso)? Nada disso. Tem muita gente do mercado correndo para fechar o mês enquadrado com a instrução 175 da CVM.
CVM 175 entrando em vigor no final de novembro. Better call SPC Grafeno
Uma das principais mudanças que vem com a resolução 175 da CVM é a obrigatoriedade de registro dos ativos financeiros em uma registradora autorizada pelo BCB : com a nova regra todos os ativos passíveis de registro e que tenham interoperabilidade com mais de uma registradora devem ser registrados em tempo de operação. Essa mudança tem como objetivo aumentar a confiabilidade dos ativos negociados no mercado de fomento mercantil, com foco principalmente em FIDCs, utilizando o registro como premissa para a unicidade dos ativos negociados e validação do lastro, reduzindo assim o risco de fraude e trazendo mais segurança para o cotista.
Tudo isso exige tempo e uma estrutura de confiança para realizar as mudanças previstas pela nova regulação, que já teve duas prorrogações, e tem data limite para adequação em 29/11/24.. A CVM 175 representa um marco na regulação de ativos no Brasil. E se você quer estar à frente do mercado deve contar a SPC Grafeno, uma registradora de ativos autorizada pelo Banco Central e referência em soluções de registro e produtos de dados para o Mercado de Capitais.
Conforme ofício circular CVM/SSE 06/24, divulgado no dia 30/10/24, não basta apenas estar registrando as operações para estar em conformidade, é necessário também realizar o registro do estoque de ativos. A boa notícia para FIDCs, securitizadoras e factorings, é que a SPC Grafeno está pronta para apoiar neste processo, com condições especiais para assinantes do Condado View.
Garanta acesso exclusivo às soluções mais avançadas do mercado e não perca a oportunidade de estar adequado a CVM 175. Explore todos os benefícios que a SPC Grafeno oferece para conformidade com a Resolução CVM 175, desde a validação do lastro ao monitoramento das operações registradas. Esteja à frente com segurança, eficiência e inovação em suas operações de crédito.
EUA - I míssil
O Trump ainda nem assumiu, mas os movimentos no mercado em resposta à sua eleição já estão a todo vapor. O pessoal colocou os números na mesa e concluiu que dois meses é um período relativamente curto. Ainda assim, o governo atual segue tentando imprimir mudanças no mundo.
O que isso significa? O presidente dos EUA, Joe Biden, deu luz verde para que a Ucrânia utilize mísseis de longo alcance fornecidos pelos Estados Unidos em ataques limitados contra alvos em território russo. Era agora ou nunca - ou no mínimo daqui a 4 anos.
Essa autorização veio como resposta ao envio de milhares de soldados pela Coreia do Norte para apoiar a Rússia, além de uma onda de ataques intensificados contra cidades ucranianas. A medida foi bem recebida por líderes da União Europeia e da Alemanha, enquanto autoridades russas torceram o nariz - óbvio. Putin já encarou isso como um convite pra colocar seus intercontinentais para jogo também. Conflito escalando. Gostaria de conseguir esperar uma postura menos all in do "presidente” russo, mas afinal, existe algum cenário em que todo mundo volta a ser amiguinho dialogando nos conselhos da ONU?
Dados de Mercado
Data-base: 20 de novembro de 2024
Fonte: Yahoo! Finance
Frase do dia
“É rara a pessoa que está disposta a ouvir o que não quer ouvir.” - Richard Cavett
Curiosidade da semana
Nossas células mortas são comidas por outras células em nosso corpo. Não se preocupe; é para acontecer. Quando as células dentro do seu corpo morrem, elas são eliminadas por fagócitos – glóbulos brancos cujo trabalho é digerir outras células.