Manteu unânime - Condado View
Legenda: Esta é a sua carta semanal para atualizar o cenário de mercado. O objetivo é que você pelo menos fique um pouco mais informado ou tenha o que comentar na mesa do almoço.
Brasil - Quem gosta de conversa?
Fonte: imagens geradas pelo chat GPT.
Essa semana houve um esforço hercúleo para tentar acalmar os ânimos do mercado. Lula, exaltou Haddad, afirmando que ele é um extraordinário Ministro. Claro, quem não vê a genialidade de Haddad está claramente desinformado. Geraldo Alckmin, vice-presidente, soltou palavras a favor da melhor eficiência dos dois lados (despesas e receitas). Até o Ministro da Febraban, Isaac Sidney, decidiu não chutar cachorro morto teceu elogios ao Haddad chamando ele de fiador da economia.
O nosso mais novo gênio Haddad e a Simone Tebet também se esforçaram para mostrar seus avanços no corte de despesas. Se você espera mais do que ajustes pontuais você é ingênuo, desculpe. Se quiser algo no agregado, vai ter que esperar o ano que vem - e olhe lá. Além disso, o ministro Padilha também entrou na onda das declarações e fez questão de negar a existência de qualquer debate sobre mudanças no arcabouço fiscal.
O gringo olha esse caos e o veredito veio na segunda-feira (17), quando a sua posição comprada em dólar contra o real bateu o recorde dos últimos 10 anos. Alguém me lembra quem presidia essa carroça 10 anos atrás?
Para o governo resolver a questão fiscal, o buraco é bem mais fundo. Por enquanto, Lula resolveu sair pela tangente novamente e direcionar seus esforços para atacar o Banco Central. O presidente declarou que o comportamento dos membros do BCB é a única coisa desajustada no momento.
Na terça-feira (18), tivemos outra pesquisa Datafolha que mostrou uma leve melhora na popularidade do presidente. Então, se está melhorando, o certo é continuar fazendo o mesmo, porque afinal, em time que está ganhando – popularidade – não se mexe.
Ainda pré Copom o presidente Lula, em entrevista à CBN, declarou que "o presidente do Banco Central tem de ser uma pessoa séria, responsável e tem de ser imune aos nervosismos momentâneos do mercado. Tem que dirigir a política monetária deste país levando em conta que nós temos que controlar a inflação e crescer". O clima entre os dois já não é dos melhores e me parece que a proximidade do Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, ao governador de São Paulo não contribui para acalmar os ânimos do presidente Lula.
Gente tentando limpar a barra do Ministro Haddad de um lado, Lula atacando o Banco Central do outro. Já ouviram falar de good cop e bad cop?
Na prática esse buxixo acabou surtindo efeitos positivos - ou pelo menos não atrapalhou - o desempenho do Ibovespa nos últimos dias. Só de colocar a questão fiscal em pauta já é um avanço, acredite. O nosso índice de ações recuperou a marca psicológica dos 120 mil pontos na quarta-feira (19), inclusive.
Teve a decisão sobre a política monetária do país na quarta-feira (20). Todo mundo já sabia que iam decidir manter a taxa de juros nos patamares atuais, mas a trama que o mercado aguardava era sobre a unanimidade - ou falta dela - pelos diretores do Banco Central. Afinal, o gatilho para a mais recente histeria do mercado foi fruto da falta de consenso na reunião de condomínio mais relevante do país.
Acabou que os diretores aprenderam a lição desde a última reunião e não quiseram mexer nesse vespeiro novamente, a decisão de manter foi unânime dessa vez. Por ora, a discussão se os apoiadores do presidente Lula vão ser mais lenientes foi postergada, pelo menos até terem a maioria no Comitê, diria a inflação implícita na parte longa da curva.
EUA - US$3,3 Trilhões
Os nossos amigos do norte, por outro lado, realmente não têm do que reclamar. Os dados de inflação dos EUA vieram comportados na semana passada, como mencionei nesse view. Esta semana, tivemos outro indicador que corrobora com a narrativa de desaquecimento da economia americana: as vendas no varejo ficaram no zero a zero em maio e, para melhorar, os meses anteriores ainda foram revisados para baixo.
Bolsas indo muito bem, obrigado, inclusive com S&P 500 flertando com a marca psicológica de 5500 pontos. E as Treasuries de 10 anos cedendo e chegando à marca dos 4,20 (alô @elonmusk) na terça-feira (18).
A dança das cadeiras das empresas de tecnologia americana continua a todo vapor. Desta vez, foi a queridinha Nvidia que ultrapassou sua cliente Microsoft, em valor de mercado pela primeira vez. Suas ações bateram a impressionante marca de US$3,3 trilhões.
Se Tio Ben tivesse um filho com Tio Sam, ele diria que grandes margens trazem competidores e estamos aqui de camarote observando quem vai levar a melhor na acirrada Guerra dos Chips, que se intensifica com as oportunidades geradas pela Hype da AI.
Dados de mercado
Data-base: 19 de junho 2024.
Fonte: Yahoo Finance
Frase do dia
"Pessoas inteligentes se concentram nas coisas certas" - Jensen Huang
Curiosidade da semana
Seu cérebro queima de 400 a 500 calorias por dia. Isso representa cerca de um quinto de suas necessidades totais de energia. A maior parte disso está relacionada ao processo amplamente automático de controle dos músculos e processamento de informações sensoriais, embora alguns estudos mostrem que a solução de problemas complicados também aumenta as necessidades metabólicas do cérebro.